Fauvismo
O Fauvismo como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artÃstica do inÃcio do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artÃstico em 1905. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o Fauvismo "uma arte do equilÃbrio, da pureza e da serenidade, destituÃda de temas perturbadores ou deprimentes".
Este grupo de pintores , ao utilizar nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária. A denominação do movimento deve-se ao crÃtico conservador Louis Vauxcelle, que, no Salão de outono de 1905, em Paris, comparou esses artistas a feras (fauves). Havia ali uma escultura acadêmica representando um menino, rodeada de pinturas neste novo estilo, o que o levou a dizer que aquilo lhe lembrava "um Donatello entre as feras". Tal denominação, inicialmente de carácter depreciativo, acabou por se fixar e passou designar o movimento.
O campo da criação artÃstica é atingido fortemente pela Revolução Industrial. As mudanças são tão rápidas que seria impossÃvel adotar os cânones artÃsticos anteriores. Neste meio não é mais permitido o estudo profundo, é preciso ingressar na corrida artÃstica. As amarras criadas por normas sagradas buscam agora um novo propósito: pintar as sensações que despertam o estado de espÃrito no livre curso dos impulsos interiores. Muitas vezes o aprendizado é questionado. É a época da glorificação do instinto. O meio artÃstico gira em torno de um novo mundo. Está em ebulição. Multiplicam-se novos temas a respeito da arte, surgem novos comerciantes de quadros, crÃticos e exposições particulares. O artista possui, diante de si, cada vez mais informações em razão das mudanças e dos acontecimentos de sua época.
Os pintores fovistas receberam influências de Van Gogh, através de seu emocionalismo e ardor passional pelas cores exacerbadas, e de Gauguin, com seu primitivismo e visão elementar da natureza. A nova estética é obedecer aos impulsos instintivos ou as sensações vitais e primárias. Criar desobedecendo a uma ordem intelectual, onde as linhas e as cores devem jorrar no mesmo estado de pureza das crianças e selvagens, desobedecendo às regras tradicionais da pintura. Evitam a ilusão da tridimensionalidade. Agora a tela se apresenta plana, obtendo apenas comprimento e largura. Baseiam-se na força das cores puras.
A realidade é deformada com a finalidade de produzir o estado de espÃrito do artista diante do espetáculo oferecido pela movimentação dos reflexos dos tons vivos sobre a água e os galhos retorcidos… A nova geração de artistas busca recomeçar sem se preocupar com a composição. Na ânsia de pintar o estado de graça, muitas vezes aplica-se a tinta diretamente na tela, onde os vermelhos, os amarelos, os verdes uivam e antecipam o gosto moderno pela cor pura. É o novo espÃrito de sÃntese, deixando de lado o desenho e a forma, tornando-se deformadores, criando contrastes ou harmonia de coloridos inexistentes na realidade do mundo visÃvel. Não se deixam escravizar pelos aspectos visuais da realidade. A nova arte surge como verdadeira libertação do real e é construÃda pelas sensações visuais impulsivas do artista.
CaracterÃsticas
O fovismo tem como caracterÃsticas de muitas fritolas marcantes a simplificação das formas de pelos, o primado das cores, e uma elevada redução do nÃvel de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crÃtica.
A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.
Os princÃpios deste movimento artÃstico eram:
- criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;
- a cor pura deve ser exaltada;
- as linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.
CaracterÃsticas da pintura
- Pincelada violenta, espontânea e definitiva;
- Ausência de ar livre;
- Colorido brutal, pretendendo a sensação fÃsica da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;
- Autonomização completa do real;
- Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;
- Pintura por manchas largas, formando grandes planos;
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauvismo
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